Notícias



Racismo estrutural é o tema do webinário A importância da Defensoria Pública para o acesso à justiça, que será realizado no dia 21 de julho, às 18 horas (horário do Acre), com transmissão pelo canal da Defensoria Pública no YouTube
 

O evento, que faz parte da programação dos 20 anos da Defensoria Pública, data comemorada em 24 de julho, traz como mediadora a defensora pública do Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul/AC, com atuação na área cível, com estudos e práticas voltados ao direito dos povos indígenas, Cláudia Aguirre, que também é membra da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
 

No webinário, o gestor público e coordenador do Movimento Negro Unificado do Acre – MNU/AC, Evandro Luzia Teixeira, abordará o tópico “Importância do tema, gênero e raça, impacto na sociedade, movimentos sociais e políticas públicas”. 

A pesquisadora Cláudia Marques de Oliveira, integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre- Neabi/Ufac e do Projeto Povo Warao com a Universidade de Strathclyde do Reino Unido e Ouvidoria estadual do Acre, apresenta o tópico Racismo Estrutural e Institucional, gênero e raça.
 

Para a coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos, Juliana Marques Cordeiro, este é um tema que tem sido necessário para o fortalecimento da sociedade e da promoção dos direitos humanos e destaca que, no Brasil, o racismo é regra e não exceção.
 

“O racismo está presente nas nossas relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares. Por isso a importância de debatermos esse tema, que é o racismo estrutural e como a Defensoria pode auxiliar no combate a esse racismo. Por isso nós convidamos a todos para participar e assistir este importante evento que está sendo promovido pela Defensoria Pública”.