Notícias

Ouvidora-geral da DPE/AC encerra gestão na presidência do Conselho e assume coordenadorias



O Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas elegeu, por meio de sessão virtual, realizada nesta quarta-feira, 17, a nova diretoria do órgão. O encontro também possibilitou a discussão sobre o atual cenário do país, relacionado às políticas sociais, direitos humanos e o agravamento da pandemia da covid-19. 

 

Foram eleitos para compor a nova diretoria o presidente Willian Fernandes (SP), a vice-presidente Antônia Mendes de Araújo (CE), a secretária geral Valdirene Aparecida de Oliveira (RO), a diretora tesoureira Fabíola Diniz Araújo de Jesus (MA), a diretora de Assuntos Legislativos Patrícia Pereira de Almeida (DF) e o diretor jurídico Cristiano Nogueira Peres (MT).

Reunião virtual do Conselho Nacional de Ouvidoria das Defensorias Públicas. (Foto: Ascom DPE)

 

Na oportunidade, a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Solene Oliveira Costa, que esteve à frente da presidência do Conselho durante o ano de 2020, destacou os diversos trabalhos realizados durante sua gestão e agradeceu pela oportunidade.

 

“Este ano frente à presidência foi muito importante para minha experiência profissional e, mais que isso, para meu aprendizado de vida. Muito obrigada por me fazerem entender o quão engrandecedor e enriquecedor são nossos esforços em busca de uma sociedade justa, livre e igualitária”, disse.

 

Solene Costa passará a compor as coordenadorias de Sistema Prisional e de Direito à Cidade, Terra, Territórios, Povos e Comunidades Tradicionais, na ocasião instituídas pelo Conselho.

 

Depois de avaliar a situação do cenário nacional, o Conselho deliberou a criação de dez coordenadorias temáticas que visam promover uma atuação estratégica junto às Defensorias Públicas. 

 

Coordenadorias/Responsáveis:

1.         Infância e Juventude - Norma Miranda (PA) 

2.         Primeira Infância - Djan Moreira (PI) 

3.         LGBTQIA+ - Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino (PR) 

4.         Igualdade Racial - Sirlene Vanessa de Souza Assis (BA) 

5.         Direitos Humanos - Daniel Faria (RS) 

 

6.         Direito à Cidade, Terra, Territórios, Povos e Comunidades Tradicionais - Valdirene Aparecida Oliveira (RO) e Solene Costa (AC) 

7.         Mulheres - Céu Cavalcante Palmeira (PB) e Fabíola Diniz Araújo de Jesus (MA) 

8.         Política Criminal - Guilherme Pimentel (RJ) 

9.         Sistema Prisional - Solene Costa (AC) e Antônia Mendes de Araújo (CE) 

10.      Coordenadoria Extraordinária pela vacinação e acesso e renda na pandemia - Cristiano Nogueira Peres Preza (MT)