Defensoria Pública participa de reunião em prol das mulheres em situação de rua vítimas de violência sexual no Vale do Juruá

Autor: Hilary Caterine

25/04/2024


Defensoria Pública participa de reunião em prol das mulheres em situação de rua vítimas de violência sexual no Vale do Juruá .

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), representada pela defensora pública Cláudia Aguirre, esteve presente no Centro de Atendimento Especializado à Mulher do Juruá (Ceamju) para participar de uma reunião com objetivo de discutir e alinhar ações em prol de mulheres em situação de rua, vítimas de violência sexual.

A reunião se deu a partir do estudo de alguns casos de violência sexual sofrida por esse grupo específico e a discussão das medidas práticas que seriam tomadas pelas instituições, bem como, o esboço de um caminho a ser percorrido através das ações da rede de apoio a essas ocorrências.

Na oportunidade a defensoria pública se disponibilizou para integrar a equipe que fará atendimento in loco para as mulheres em situação de rua, levando educação em direitos para esse público. Além disso, visando informar a presença de todos os órgãos que atuam para a proteção e garantia dos direitos dessas mulheres.

Na oportunidade, a defensora Cláudia Aguirre salientou que, “para nós é muito importante estar aqui com estas instituições, percebendo que a população em situação de rua em Cruzeiro do Sul tem crescido bastante, e esse tema tem estado em evidência. E a Defensoria, como um órgão de promoção ao acesso à justiça e direitos humanos, precisa estar ao lado dessa rede de atendimento”.

A coordenadora da Secretaria do Estado da Mulher (Semulher), Genilsa Silva, destacou que o principal objetivo da reunião foi elaborar uma ação conjunta com os órgãos responsáveis para dar voz à população de rua. Assim como, promover a ação educativa para que as mulheres em situação de rua entendam o que é a violência contra a mulher e conheçam a rede de proteção.

Estiveram presentes também, o Ministério Público do Acre (MPAC), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa Abrigo do Juruá, Polícia Civil, a Delegacia da Mulher (DEMPCA), Universidade Federal do Acre (Ufac).

1 / 2
ADPACRE
CONDEGE
ANADEP