Defensora-geral, Simone Santiago, apresenta novo site e avanços na gestão da DPE/AC

Autor: Da Redação

24/01/2023


Em café da manhã com jornalistas, na manhã desta terça-feira, 24, a defensora pública geral Simone Santiago apresentou o novo layout do site institucional da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e falou sobre os avanços na gestão. Ela agradeceu a presença da imprensa e enfatizou que a atual gestão da DPE/AC trabalha seguindo os princípios democráticos, visando o acesso aos direitos e a garantia de justiça social.

Coletiva de imprensa com a defensora-geral, Simone Santiago. Foto: Bruno Firmino/ASCOM DPE.

Nesta próxima quarta-feira, 25, acontece a cerimônia de recondução da defensora Simone Santiago ao cargo máximo da Defensoria. O evento acontece às 17h, no auditório do Sebrae, com a presença confirmada de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ela integra a administração superior da DPE/AC desde o ano de 2017, quando tomou posse como subdefensora pública geral. Em 2021 foi eleita defensora-geral, cargo que deverá permanecer até 2025.

 

Entre os avanços, a defensora-geral Simone Santiago apresentou o novo layout do site. “O nosso site está com novo visual, apresentando uma navegação mais intuitiva. Ele foi desenvolvido pelo setor de Inovação Tecnológica, com apoio da Assessoria de Comunicação, pensando em nossos assistidos e servidores”, frisou.

Coletiva de imprensa com a defensora-geral, Simone Santiago. Foto: Bruno Firmino/ASCOM DPE.

De acordo com a defensora-geral da DPE/AC, foram otimizadas as buscas e menus específicos para os segmentos de atuação da instituição. “Queremos que nossos usuários encontrem com mais facilidade o que estão buscando e descubram inovações que irão ajudar no seu atendimento. O redesenho de nosso site possibilita isso”.

 

“Além da melhoria em funcionalidades, o novo site também ajuda a manter os assistidos informados sobre as novidades da Defensoria Pública, informações sobre projetos, vídeos tutoriais, eventos e muito mais”, completou a defensora Simone Santiago.

 

A aproximação com a imprensa, para ampliar a difusão das ações da Defensoria, está entre as prioridades da gestão, segundo a defensora-geral. “Nosso setor de assessoria de comunicação está sendo ampliado exatamente para dar melhor suporte aos projetos da DPE, bem como para atender a imprensa”, enfatizou.

 

Avanços

 

Ainda na área de tecnologia e informação, nos últimos dois anos a DPE/AC investiu na criação de sistemas para otimização dos serviços e também nos projetos. Entre os destaques está a ampliação do Projeto Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você, com abrangência também no interior do estado. Desde sua a criação, em 2017, foram registrados mais de 50 mil atendimentos itinerantes, incluindo edições temáticas de atendimento para idosos e população em situação de rua.

Coletiva de imprensa com a defensora-geral, Simone Santiago. Foto: Kristel Noriega/ASCOM DPE.

A Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (RHUAMM) também está entre os destaques dos projetos, com uma iniciativa pioneira que em breve poderá tornar-se uma política pública instituída pelo município de Rio Branco, onde o projeto piloto tem se desenvolvido.

 

A segunda edição do Projeto Defensores do Futuro, no ano de 2022, atendeu mais de 200 alunos da rede pública e outros projetos da DPE/AC, como o Defensoria nas Universidades, também difundiram os serviços e missão da instituição.

 

Em 2022, várias foram as campanhas que reforçam a importância dos direitos e da democratização da informação, como o Defensoria Solidária, Elas em Cárcere e Defensoria no Sangue.

 

Foram feitos diversos investimentos em reformas e estruturas para atendimento na capital e interior, com destaque para a inauguração de unidade no munícipio de Xapuri, bem como a reforma e manutenção das unidades de Senador Guiomard, Acrelândia, Tarauacá e Feijó. Encontra-se em andamento a reforma da Unidade de Cruzeiro do Sul, inclusive em novo endereço para proporcionar mais segurança e conforto aos usuários.

 

Outro ponto importante citado na coletiva, foi a ampliação do atendimento em Sena Madureira, Plácido de Castro, Brasileia e Epitaciolândia, por meio de parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14).

 

A defensora-geral encerrou a coletiva reafirmando o compromisso para o próximo biênio 2023/2025, de contínuo investimento em tecnologia da informação, visando o aprimoramento do acesso do cidadão à instituição, a ampliação de espaços para atendimentos na capital, além da valorização de servidoras e servidores. “Para que juntos possamos construir uma Defensoria mais forte”, concluiu a defensora Simone Santiago.

ADPACRE
CONDEGE
ANADEP