Defensoria Pública apresenta projetos e alinha parceria com a SEE

Autor: Ingrid Andrade

25/01/2023


O planejamento do ano de 2023 dos projetos Defensores do Futuro e Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm) foram apresentados nesta manhã de quinta-feira, 26, no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/AC). 

 

O defensor público e coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo, e sua equipe composta por Regiane Machado, Maria Sandra Xavier Gelpke, Jercilane Ferreira e os estagiários Thalissa Thaysla e Fellipe Santos, explicaram para o secretário adjunto da Educação do Acre, Tião Flores, e os servidores da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE) as ações e parcerias que integram esses projetos. 

 

Os projetos são coordenados pelo Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública e já atenderam dezenas de crianças e adolescentes desde o seu lançamento. Por sua importância foi elaborado termos de parceria com a SEE, para alinhamento com a linguagem utilizada pela secretaria, além de suporte para a ampliação no futuro, que contará com formações para os professores.  

 

“O objetivo é colocar dentro do planejamento estratégico que está sendo feito em parceria com o SEBRAE e com a Secretária de Educação. Assim, o próximo conteúdo a ser ministrado será conforme as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica o defensor Celso Araújo. 

 

Projeto Rhuamm

 

O Projeto Rhuamm, foi idealizado a partir do caso do menino Rhuan Maycon, de 9 anos, assassinado pela própria mãe, que sensibilizou as autoridades jurídicas do Núcleo de Humanização da Defensoria Pública do Estado do Acre. Dessa forma, devido à notoriedade do caso, foi percebida a importância da criação de um Núcleo articulador e dinâmico com a rede Municipal e Estadual que trabalha no acompanhamento de crianças vítimas de violência.

 

Projeto Defensores do Futuro

 

A iniciativa, desenvolvida por meio Núcleo da Cidadania da DPE/AC, visa trabalhar junto à escola, desenvolvendo ações voltadas para os alunos, professores, pais ou responsáveis e, dessa forma, contribuir com o processo de educação das crianças e adolescentes. 

 

“O projeto é dividido em quatro etapas: diagnóstico escolar, plano de ação, curso de educação em direitos e visitas nas instituições, e finalizaremos com a formação dos alunos e certificação como Defensores do Futuro, além disso, também faremos o acompanhamento contínuo na área social, psicológica e jurídica”, explica o coordenador do Núcleo da Cidadania, defensor Celso Araújo.

1 / 3
ADPACRE
CONDEGE
ANADEP