Defensoria Pública e parceiros promovem três ações itinerantes neste sábado em Rio Branco

Mocinha Magalhães, Vila Acre e Sobral foram as comunidades beneficiadas com os atendimentos

Autor: Felícia Lanay

18/03/2023


Cidadania e acesso à justiça marcam o sábado de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, promovido para população rio-branquense.

A 19ª edição ampliada foi realizada na Creche Irmãos Mi e Bino, para os moradores do bairro Mocinha Magalhães e adjacentes. A ação compõe a programação da campanha: “É direito delas? #Tôdentro”, em alusão ao mês da mulher.

DPE promove assistência jurídica na área cível e criminal. Foto: Ascom DPE

Entre os serviços, além da assistência jurídica na área cível e criminal, foram oferecidos atendimentos voltados para área da saúde, como testes rápidos, vacinação, exame de bioimpedância, atendimento médico com clínico geral. Também foi disponibilizado emissão de CPF, escovação e orientação bucal, cadastramento e acompanhamento no CadÚnico e Auxílio Brasil.

O defensor público Celso Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania e do projeto itinerante, destacou a importância da promoção dos serviços para a população. “Nosso grande objetivo é estar cada vez mais perto do cidadão, promovendo o acesso à justiça e garantindo direitos aqueles que mais precisam, juntamente com a colaboração de diversas instituições parceiras. É uma grande alegria trazer tantos serviços para essas três comunidades, neste sábado”, disse.

#É direito delas? #Tôdentro”, ação realizada no bairro Mocinnha Magalhães. Foto: Ascom DPE

“Estou muito satisfeita com esse atendimento, consegui tirar o CPF dos meus três filhos, e já faz tempo que queria ter ido tirar, mas como eu tenho um filho autista e não tenho com quem deixar minhas crianças, fica mais difícil. Por isso, agradeço muito”, contou a dona de casa, Cristiana Lima.  

Serviço de emissão de CPF prestado à dona de casa, Cristiana Lima. Foto: Ascom DPE

Outra assistida pelo projeto, Neide dos Santos também agradeceu pela ação. “Quero agradecer a todos que me atenderam muito bem nesse ambiente, vim em busca de um clínico geral e graças a Deus consegui e até consegui encaminhamento para minha cirurgia. Fui muito bem recebida e atendida”, disse.

Para a realização do evento, a DPE/AC contou com a parceria da Faculdade Estácio Unimeta, do Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO/AC), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Mary Kay e da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social de Rio Branco (SASDH).

 

Edições Reduzidas

 No Vila Acre, a DPE/AC participou do projeto MP na Comunidade: Cidadania para Mulheres. No bairro Sobral, a parceria foi realizada com a Igreja Batista Regular Filadélfia, que possibilitou a promoção dos direitos, assistência jurídica e cidadania para a comunidade. 

Atendimento na ação social da Igreja Batista Regular Filadélfia. Foto: Cedida

No Vila Acre, a DPE/AC participou do projeto MP na Comunidade: Cidadania para Mulheres. No bairro Sobral, a parceria foi realizada com a Igreja Batista Regular Filadélfia, que possibilitou a promoção dos direitos, assistência jurídica e cidadania para a comunidade. 

Parceria com o projeto MP na Comunidade, na Vila Acre. Foto: Cedida

A assistida da DPE/AC, Maria Francisca, moradora do bairro Sobral, agradeceu pelo serviço prestado. “Eu estava desesperada para conseguir uma orientação e saio daqui com o coração em paz, pois a Defensoria me deu muito mais que uma orientação, me ouviu e deu esperança para o meu coração”, enfatizou.

1 / 36
ADPACRE
CONDEGE
ANADEP