Programa Rhuamm
O programa Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos- Rhuamm, coordenado pelo Núcleo da Cidadania visa formar e capacitar profissionais da rede pública municipal e de instituições parceiras, estabelecendo uma equipe multi e interdisciplinar apta a acolher e promover o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade extrema e vítimas de violência. A iniciativa beneficia crianças de 0 a 12 anos.
O nome e a motivação para a criação do programa vieram do caso envolvendo o menino Rhuamm, morto de forma violenta em 2019 pela mãe e a namorada dela, em Brasília. A Defensoria Pública do Acre, por meio do defensor Celso Araújo Rodrigues, que hoje coordena o Núcleo de Cidadania, se mobilizou para trazer ao Acre o corpo da criança e apoiar a família paterna.
São parceiros do programa Rhuamm o Tribunal de Justiça do Acre, Ministério Público, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, Sebrae, Polícia Militar, Centro Universitário Uninorte e Prefeitura de Rio Branco, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, SASDH, Seme, Centro Especializado de Referência em Assistência Social, Semsa, Centro Pop e Conselho Tutelar.